Capazes de fazer verdadeiros milagres ao look, elas se transformam em um ótimo acessório para mudar o visual quando se tem poucas peças.
No desfile de Paola Robba, a Morana mostrou alguns itens nesse estilo. Em parceria com a estilista foram criados anéis grandes e chapeados, pulseiras de dez elos, brincos de argolas e correntes, todas longas e brilhosas, para combinar com os biquínis e saídas de praias.
As peças de Paola foram inspiradas nas cortinas e papéis de parede do interior dos palácios e castelos franceses, looks que faziam referência às abraçadeiras, acessórios que sustentam e prendem os tecidos das cortinas. Destaque para o modelo exclusivo de biquíni, cheio de metais da Morana.
Já a campanha de verão da grife de bijoux, chamada de Intensidad, aposta na arte latino-americana com seus murais e mosaicos de cores fortes e alegres. São anéis com pedras brasileiras, pulseiras trançadas em couro e metal dourado, e ainda peças com penas, franjas, rosas e santos - sempre combinadas de forma criativa. As duas coleções estarão nas lojas a partir de setembro. ”Escolhemos este tema, pois tem tudo a ver com o verão brasileiro. Através das peças propostas, a mulher Morana pode expressar toda a sua sensualidade e reafirmar a personalidade, com modelos exclusivos”, afirma Rosana Cirino, gerente de produto.
Um time de designers comandado por Cristiane de Azevedo, da Gharimpeira, também apostou nas bijus grandes para o desfile de Simone Nunes, inspirado em Dior dos anos 70: anéis, colares cheios de fios e pulseiras de pedras coloridas e vários materiais, como, green gold, ônix, cristal leitoso, turquesa, corais e turmalinas rosa. As peças são feitas em pequenas tiragens.
Os brincos e anéis da coleção Cappadocia são feitos com contas facetadas de ouro amarelo que lembram diamantes e foram inspiradas na luz dourada refletida nas rochas esculpidas da região italiana que dá nome à coleção. Feita a partir de uma técnica exclusiva, a linha Esteira usa ouro branco e amarelo 18k e lembra o desenho do entrelaçamento dos fios. Melissa Camargo Alonso explica que eles são esticados a um diâmetro muito pequeno, 0.25 mm. Para se ter uma ideia, o do cabelo mede 0.10 mm, em média.
“Após ser preparado, este fio é literalmente 'costurado' sobre uma outra estrutura formada também por fios em diâmetro maior, uma ponta deste finíssimo fio de ouro é amarrado em uma agulha para que passe por entre a estrutura da jóia, preenchendo todos os espaços”.
Depois de formada a joia, os fios são soldados para que não escapem. Em seguida, o acabamento não é feito a partir das técnicas mais comuns, chamadas de politrizes, pois são muito agressivas para os finíssimos fios. “Ao invés disso, a joia é delicadamente mergulhada em banhos de soluções guardadas a sete chaves que limpam e oferecem um acabamento fosco matte, especial e muito sofisticado”, completa.
No processo de criação de uma campanha, a designer Adriana Costa, que também faz parte da equipe de desenvolvimento das joias, explica que há uma extensa pesquisa, que começa com viagens em busca de inspiração, até a escolha dos materiais, os desenhos em croquis e testes de técnicas.
Fotos Terra e reportagem por Juliana Lopes, para o site Vila Mulher.
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