sexta-feira, 26 de junho de 2009

Insônia!! (Adendo: Michael Jackson)


Ultimamente tenho sofrido de insônia.
Ontem mesmo demorei horrores para dormir, inquietação e cansaço ao mesmo tempo, cabeça a mil e piorando ainda mais a situação explodiu a notícia que Michael Jackson faleceu e só passava isso em qualquer canal de televisão que se colocasse.
Fala sério!
Michael Jackson pode ter sido o mito pop de todos os tempos, com seus passinhos e dancinhas mega imitados, com talento para a música, com qualidade de gravações, dentre outras qualidades artísticas.
Mas venhamos e convenhamos, ele não foi nenhum ser humano que contribuiu efetivamente para o progresso da humanidade. Não teve atitudes veneráveis, não teve comportamento adequado com algumas criancinhas, não soube ter equilíbrio emocional e administrar a fama de rei do pop, pendurou seu filho, ainda bebê, na sacada de um local como se ele fosse um boneco, diversos processos por mal conduta com crianças (acusações de violentá-las), tinha uma saga em relação a sua aparência física o que culminou em diversas plásticas e se transformou num ser, no mínimo, estranho de ser visto.... Enfim, eu particularmente encontro mais pontos negativos que positivos em relação ao Michael Jackson.
Na verdade, não acho que tudo de bom que ele é/foi no cenário musical consegue apagar ou me fazer esquecer as notícias ruins que li sobre ele, principalmente no que tange às criancinhas que o acusaram de violência sexual.
Assim, fiquei vendo essa aclamação toda que está rolando em relação à morte de MJ e só fui dormir beeeeemmmm tarde.
Agora de manhã, saí para resolver algumas coisitas e quando cheguei só vi notícias sobre a morte de MJ. Ah, fora que nas rádios de Salvador só toca música de MJ.
Enfim, achei mais produtivo pesquisar algumas coisas/dicas sobre insônia. PENSEI: “à noite terei dificuldade de dormir novamente e quem sabe eu não encontro uma dica infalível na internet para dormir rápido?”
Eu não mereço ficar vendo minuto a minuto da trajetória e morte de MJ e não conseguir relaxar e dormir.
Resolvi então colocar aqui algumas coisitas que encontrei.
A Academia Americana de Medicina do Sono aconselha para um melhor sono:

1.Acorde e durma sempre na mesma hora;

2.Use pijamas confortáveis e apropriados para o clima;

3.A temperatura do quarto deve estar entre 22 e 24º C;

4.Veja se colchão e travesseiro estão de acordo com seu peso e gosto;

5.Desligue luzes, televisão, som, durma num ambiente escuro e silencioso;

6.Tome um leite morno ou chá de ervas antes de se deitar;

7.Uma hora antes de se deitar, aquiete o ambiente e a mente: ouça músicas calmas e diminua a luz;

8.Não tire cochilos durante o dia;

9.Faça exercícios durante o dia e evite treinos pesados à noite;

10.Coloque no criado-mudo um bloco para anotar o que achar importante. Isso ajuda você a se desligar dos compromissos do dia seguinte;

11.Aromas como o de lavanda relaxam. Você pode usar um difusor ou borrifar no quarto antes de se deitar;

12.Apele para calmantes naturais como valeriana e passiflora;

13.Se nada disso adiantar, levante-se e faça algo calmo até que o sono venha.

Você sabia que......

mudamos de posição, por meio de movimentos inconscientes, cerca de 20 a 60 vezes por noite?

...32% das pessoas dormem no lado direito, 18% do lado esquerdo, 44% de costas e 6% de barriga?

... quando sonhamos os sentidos continuam alertas, mas os músculos ficam paralisados? Isso é para evitar que a pessoa viva o sonho, podendo até se machucar.

... tem gente que sonha em preto e branco, segundo pesquisa feita pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)?

... cegos de nascença não têm sonhos visuais, mas sonham por meio de sensações, sons e cheiros?

... o relógio biológico do corpo humano, que nos aponta a hora de dormir e de acordar, é controlado pela luz que nossos olhos enxergam?
(segundo a revista Science, publicada pela Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), e os pesquisadores da Universidade de Cornell (NY), o relógio natural pode ser modificado de uma maneira esquisita e fácil: iluminando a pele de trás dos joelhos com uma lanterna. O experimento já foi rechecado e é verídico, mas ainda não se sabe ainda a causa do fenômeno.)


Vou seguir algumas dessas dicas e ver se consigo dormir hoje mais cedo, até porque não tenho nada para ver na televisão hoje e também porque não aguento mais ver notícias chatas sobre a morte de MJ.

Nesse caso, dormir será mais proveitoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olà!!! Seu comentário é muito importante para mim! Por favor, deixe seu e-mail nos comentários que quiserem resposta ou que sejam alguma pergunta, assim fica mais fácil de manter contato com vocês. Mil beijos, Gaby