quinta-feira, 25 de junho de 2009

As unhas e o câncer!


Bem, hoje vivi uma experiência incrível.

Há uma pessoa no meu meio de convivência que está com câncer e está atualmente fazendo quimioterapia.

Hoje era dia de quimioterapia para essa pessoa, e não havia quem a levasse para tal procedimento. Imediatamente me disponibilizei para tal tarefa.

Achei, confesso, que seria mais uma aventura no volante pelas ruas de minha cidade, mas foi um aprendizado e tanto.

Nunca havia visto de perto tantas pessoas juntas com câncer na minha vida. Eram de diversos tipos (mama, próstata, pulmão, pele, etc) da tal doença. Fiquei impressionada, chocada para ser mais exata.

Algumas pessoas são fortes (ou aparentam), outras já são mais frágeis, outras normalíssimas (nunca diria que estaria acometida por tal doença se visse em um shopping, por exemplo)... Enfim, diversas reações, diversos tipos da doença, diversos graus, uns reversíveis, outros não, uns avançados, outros no começinho, para uns a primeira vez, para outros tantos deu metástase, ou reapareceu...

Foi uma realidade que não havia me deparado nunca, e, com uma lente de aumento tão grande como a de hoje...

O mais interessante é que a maioria das pessoas que eu observei hoje estavam abatidas pela medicação que estavam tomando, mas não deixaram a aparência de lado.

Engraçado, vi uma senhora (aparentava ter uns 70 anos biológicos) que estava toda combinando. A calça roxa, com camisa estampada em tons de roxo com branco, sapatilhas bege, bolsa roxa, cabelinho curto (escovado) e loiro e “UNHAS GRANDES, DURAS E FEITAS”.

É, quando ouvi ela dizendo isso para uma mulher (que aparentava ser sua neta) fiquei intrigada. Observei suas unhas e elas estavam realmente impecáveis, pintadas com um tom particular que lembrava um rosa envelhecido...

No momento nem me toquei do que ela poderia estar relacionando às suas unhas perfeitas.

Passou, passou, passou e me peguei, enquanto esse pessoa próxima a mim recebia a quimioterapia, lendo um certo tipo de manual para pacientes com câncer, disponibilizado pela clínica, a cada paciente que ali faz tratamento.

Em determinado trecho, haviam diversas recomendações aos pacientes em tratamento de câncer sobre as unhas.

1) Não retirar a cutícula;

2) Não pintar as unhas;

3) Etc, etc...

Em seguida havia um aviso: As unhas provavelmente ficarão fracas, quebradiças e moles.

Imediatamente lembrei da senhora da recepção e assimilei o porque dela ter dito, em alto e bom som, que as unhas dela continuavam grandes, duras e feitas....

Cheguei a ri internamente, posto que o ambiente não permitia nem ao menos esboçar um sorriso, tamanha era a tensão em que nos encontrávamos (alergia aos medicamentos, possibilidade consulta em outro hospital se esgotando, dentre outros motivos).

Olhei minhas unhas e pensei: “Meu Deus, eu prefiro não ter unhas mas não quero nunca passar por isso”. Também pensei: “Ai Deus, tire minhas unhas todas, me deixe no toco, mas não permita que minha mãe, meu pai, meu irmão e meu noivo, nunca passem por isso.”

Pensamentos inúteis porque acredito em destino... Mas sempre peço a Deus para meu sacrificar e livrar os meus de alguns malefícios (e acho que ele me ouve, viu?)

Voltando ao assunto, as UNHAS!!!

Pintei minhas unhas ontem em casa com um esmalte que comprei chamado Gengibre, da Colorama. Assim que terminei de pintá-las, achei a cor muito chique, nude, a cor do momento, pelo menos no SPFW.

Mas hoje, quando olhei minhas unhas e bati o olho no esmalte, pensei: “esse esmalte parece tão triste quanto tudo isso que estou vivenciando hoje!!!”

Aliás, pensei tantas coisas hoje que se eu fosse escrever tudo aqui eu iria ficar a madrugada inteira digitando, e sairia tudo muito mais confuso que esse texto aqui, porque a realidade do meu dia foi um choque, um safanão da vida, um chega pra lá...

Senti a vida me dizendo bem baixinho: Acorda menina, a vida está aí e essa é a realidade.

Engraçado, umas unhas, uns esmaltes, uma doença, várias vidas.

Saímos dessa clínica, eu particularmente observando as unhas das pessoas e atenta a tudo ao meu redor ao mesmo tempo, e fomos vitoriosamente para o outro hospital, para outra consulta, em especialidade complementar a quimioterapia, e que demorará mais seis semanas na caminhada dessa pessoa querida.

Em um dia eu pensei muita coisa, isso que relatei é só uma parte pequena do que passou na minha cabeça...

Imagine quem está caminhando para vencer essa jornada no tanto de coisas que já pensou e refletiu??? Eu falei das unhas, imagine o drama dos CABELOS, principalmente para as mulheres???

E temos a tendência de achar que nossos problemas sempre são maiores que os dos outros, que o jardim do vizinho é mais verde, e por aí vai...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olà!!! Seu comentário é muito importante para mim! Por favor, deixe seu e-mail nos comentários que quiserem resposta ou que sejam alguma pergunta, assim fica mais fácil de manter contato com vocês. Mil beijos, Gaby